sexta-feira, 1 de julho de 2016

"As siglas em cores no Trabalho das passagens, de W. Benjamin" de Willi Bolle e a História da minha vida!

As siglas em cores nos manuscritos de Passagens, de W. Benjamin, interpretados por Willi Bolle

Depois de algum tempo a  gente vai descascando a cebola e achando alguns motivos das coisas. 
Li "As siglas em cores no 'Trabalho das passagens', de W. Benjamin", de Willi Bole,  em 2003 ou 2004, quando eu já estava formada, queria estudar Guimarães Rosa e ministrava uma oficina sobre ele com as CRIANÇAS.
Ai conheci o trabalho do Willi Bolle e, por consequência ,Walter Benjamin. 
Não que minha ficha tivesse caído imediatamente, eu achei tudo tão nebuloso, mas Benjamin e seu universo me pareceram sensacionais, foi amor a primeira vista.

Neste texto,  Bolle fala de uma consulta aos MANUSCRITOS BENJAMINIANOS, e das misteriosas CORES  encontradas nele, que segundo a leitura de Bolle, poderiam ser uma representação da  HISTÓRIA.

Lembro que aquela pesquisa que eu chamo de PESQUISA DA VIDA,que ainda vou fazer, é uma consulta aos manuscritos de Benjamin, para estudar as referências a infância neles. Não dá para dizer que a leitura desse texto não me influenciou, né?

Mas qualquer semelhança com as ideias que desenvolvi depois, especialmente na  tese "Escrevendo a lápis de cor : Infância e História na escritura de Guimarães Rosa", não são mera coincidências (mas também não são diretas, juro que só me dei conta agora!).





Nenhum comentário: