quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Nota de pesquisa 2 : A questão do recorte nas fontes


No meu pós-doc, evidentemente, não poderei estudar todas as colunas do Pedro Bloch nas revistas desde a década de 1950, porque não dar tempo de ver tudo, ia ter que fazer um recorte, mas como?

Primeiro pensei em deixar de lado a revista "Pais & Filhos" porque eu não tinha ideia de quando ele publicou lá, mas eu não gostaria de abandonar essas fontes porque ela é mais voltada ao universo infantil e acho que ela combina muito com o que Pedro propunha sobre crianças...mas tinha preferido a Manchete (revista totalmente de adultos).
Mas ai repensei tudo: como vou ter mesmo que fazer um recorte radical, melhor consultar um período curto de cada resvista... a Manchete nos anos 1970 (quando Bloch publicou mais livros para crianças e me interessa aquele ideário sobre crianças como interlocutoras sociais que surgiu naquela década...

Pesquisando no Google vi que as contribuições para a "Pais e Filhos" datam da década de 1980 (quando Bloch já era reconhecido autor infantil). Acho que vai dar para cumprir , de alguma forma, aquilo que me propus no pós-doc.



Nenhum comentário: