sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Sobre o catálogo da Exposição "Histórias da Infância"



Eu "participo" dessa exposição no MASP desde o curso antes dela acontecer, que eu assisti, mas não concordei muito com a maioria do que ali foi dito, mas valeu para que eu percebesse como existem perspectivas muito diversas da minha para pensar em História e crianças. O que me incomodava mais era que as crianças até apareciam, mas sua não aparecia nunca nas falas, tudo muito de "História da Infância", tudo muito perspectiva de adulto apenas.

Mas tivemos momentos ímpares no curso, inesquecíveis mesmo, como a participação da professora Telma Piacentini, do Museu do Brinquedo de Santa Catarina, e seu trabalho com o brincar (que, para ela, é o 'ser criança' e desde então para mim também é).

Porém a exposição foi ótima. reveladora, inspiradora, etc...Arte é sempre mais, não é? Ao contrário do que aconteceu na maioria do curso, na mostra, as crianças também puderam expressar a sua voz, não apenas nos desenhos que estavam emoldurados juntamente com as obras dos autores, mas também com vídeos delas realmente falando, conversando, tudo como acontece na vida real: criança e adulto estão sempre juntos, não faz sentido separá-los definitivamente. Assim que uma ala da atual antropologia da criança também pensa.

No catálogo eu reencontrei as duas faces : Inicialmente temos textos da Lilia Moritz Schwarcz, Maria Helena P. T. Machado e até do Philippe Àries, etc, mas nenhhum da Pieacentini... e eles meio que repetiram alguns discursos do curso.

Mas o catálogo vale mesmo pela amostra das obras expostas.. inclusive os desenhos e os diálogos do vídeo, tudo exposto detalhadamente, então podemos reencontrar algumas obras interessantíssimas. Acho que valeu a a pena ter comprado o catálogo de presente de Natal.

Nenhum comentário: