quinta-feira, 12 de abril de 2018

Campanha presidencial vitoriosa de Lula no cinema

Estudando a minha pesquisa de mestrado, fiz uma atividade de geneticista e abri as pastinhas coloridas que eu fiz para cada capítulo da dissertação e no meio dos textos xerocados e rascunhos, achei esse panfleto de 2004,  às vésperas do período mestrado propriamente dito(2005-2009), e que divulgava de um lado o emocionante filme Peões, de Eduardo Coutinho, e do outro o filme  Entreatos, de João Moreira Salles, ambos tratando da campanha e da  figura de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, cada um a seu modo.
Lembro bem como esses filmes, lançados praticamente juntos,  causaram grande repercussão na FFLCH e que eu assisti ambos no que se chamava Espaço Unibanco de Cinema na rua Augusta,um verdadeiro batlocal para encontrar os fflechianos naqueles tempos... 
Claro que ter achado esse panfleto guardado há tanto tempo nesse momento drástico da nossa vida política e também para o Lula é muito importante, porque mostra que faz tempo que ele vem sendo objeto de reflexão da minha parte e por isso também serve para contar uma parte da minha história, da história da minha geração, que estudou na USP entes e durante era Lula e tem dela uma visão determinada. Enfim.